gordinho

A Hipertensão Arterial é um problema de saúde muito comum na população adulta. Estima-se que cerca de 25-35% dos adultos brasileiros sejam hipertensos. É um numero alarmante! É conhecimento comum que o sal é um grande vilão da pressão arterial. Já discutimos muito isso aqui e aqui. Mas e o açúcar, onde entra nisso?

Não quero que o amigo pense que o sal não é prejudicial à saúde do hipertenso. Sal em excesso faz muito mal. Mas hoje o foco da nossa discussão é o açúcar, que é tão ruim ou até pior que o sal. O açúcar, assim como a farinha branca e o arroz, são carboidratos refinados. Essas substâncias, que passaram a tomar grande parte da nossa dieta, são rapidamente digeridos e absorvidos pelo corpo, levando a elevações rápidas na glicose no nosso sangue. Para quem nunca ouviu falar, chamamos isso de índice glicêmico. Esse aumento na glicose no sangue faz com que o organismo produza uma quantidade grande de insulina para equilibrar a glicose sanguínea. Pronto, armazenamos toda a energia ingerida rapidamente, que acaba sendo estocada na forma de triglicerídeos, no fígado e na gordura da parte central do corpo, também chamada gordura visceral.

Essa obesidade visceral leva no longo prazo ao aparecimento da chamada síndrome metabólica, que se caracteriza por aumentos na Pressão Arterial, alterações no colesterol e na glicose. Também já falamos sobre essa síndrome aqui. Temos 5 critérios diagnósticos para síndrome metabólica, sendo que a presença de 3 desses critérios já o qualifica como metabólico. São eles:

1- cintura acima de 94 cm para homens e 80 cm para mulheres.

2- glicose de jejum acima de 100mg/dl ou hemoglobina glicada acima de 6,0g/%

3- HDL colesterol abaixo de 40mg/dl para homens ou 50mg/dl para mulheres

4- Pressão arterial acima de 130×85 ou tratamento para hipertensão.

5- Triglicerídeos acima de 150mg/dl.

O grande problema é que essa tal síndrome metabólica, que está relacionada a esses problemas de saude mencionados acima, aumenta muito o risco de um infarto ou AVC. Portanto, devemos racionalizar o consumo de açúcar. Muito cuidado com doces e refrigerantes, principalmente para nossas crianças. Além disso a substituição por alimentos integrais é muito importante. É o que sugere, por exemplo, a dieta do mediterrâneo, que já abordamos aqui.

Fica a dica. Mais alimentos integrais e menos açúcar, farinha e arroz brancos, principalmente se você já é hipertenso ou tem critérios para síndrome metabólica. Que tal cuidar da saúde e viver mais e melhor?Cuidar da saúde é só começar. É prazeroso ver os resultados.