azeite

Estudo publicado hoje no Congresso Europeu de Cardiologia demonstrou que a Dieta do Mediterrâneo reduz o risco de morte em pacientes portadores de doença cardiovascular. O tempo de acompanhamento de pacientes italianos da região da Molise foi de 7,3 anos em média. Mesmo ajustando-se a influência de  outros fatores como idade, sexo, atividade física, hipertensão, obesidade, colesterol e diabetes, a dieta do Mediterrâneo esteve associada com uma redução de 21% no risco de morte, por qualquer causa, não só por causas cardiovasculares. Os indivíduos que tinham maior aderência a essa dieta tiveram redução de 37% no risco de morte!

Rapidamente lembro que a dieta do Mediterrâneo tem algumas características importantes:

Utilize o azeite com moderação. O azeite é marcante na Dieta Mediterrânea. É rico em vitamina E, beta-carotenos e ácidos graxos mono-insaturados que lhe conferem propriedades cardioprotetoras. Cuidado que é bastante calórico (por isso a moderação!)

Consuma alimentos de origem vegetal: frutas, legumes, verduras e oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes). Estas são a principal fonte de vitaminas, minerais e fibra alimentar na alimentação.

O pão e outros carboidrados podem fazer parte da dieta, com moderação, porém sempre na forma integral.

Privilegie alimentos pouco processados, frescos e de temporada.

Ingira lacticínios diariamente, especialmente iogurte e queijo (magro). Nutricionalmente, os produtos lácteos são excelentes fontes de proteína de alto valor biológico, minerais, como o cálcio e o fósforo, e vitaminas.

Evite o consumo de carnes vermelhas e de carnes processadas.

Coma peixe em abundância e ovos com moderação. É recomendado o consumo de peixe de aguas profundas pelo menos 1 a 2 vezes por semana, dado o seu perfil nutricional, que se associa à proteção contra doenças cardiovasculares. Os ovos apresentam proteínas de alto valor biológico, lípidos, vitaminas e minerais que os tornam um alimento muito rico nutricionalmente.

Evitar doces e refrigerantes. Estes devem ser muito eventuais na dieta.

O vinho poderá ser tomado às refeições, com moderação.

Associe a dieta a atividade física.