IC

Todos os dias somos bombardeados com as notícias sobre aumento de expectativa de vida da população. Se por um lado isso é uma grande conquista da humanidade, por outro sabemos que os idosos têm uma maior propensão para doenças crônicas desabilitantes, que os impedem de manter uma qualidade de vida satisfatória e vida independente de cuidados externos. Prolongar o tempo de vida de qualidade talvez seja o grande desafio da medicina hoje, ou seja, vida com atividade cognitiva satisfatória, capacidade de convivência em grupo, com boa capacidade física e mobilidade.

Recentemente foi publicado um estudo interessante (Jacob ME, Yee LM, Diehr PH, et al. Can a healthy lifestyle compress the disabled period in older adults? J Am Geriatr Soc 2016;64:1952-61), que mostra, mais uma vez, alternativas para esse problema do viver sem qualidade de vida. Ele usa como critério de avaliação a compressão do tempo entre o aparecimento da doença incapacitante e a morte como meta, ou seja, passar menor tempo da vida sem qualidade antes de morrer. Isso é interessante porque usar somente morte como parâmetro nessa população pode falhar em mostrar benefício.

Os achados deste estudo, que avaliou 5248 idosos acima de 65 anos, mostra que atividade física compatível com a idade e maior qualidade de dieta foram associados a compressão no tempo de doença incapacitante, ou seja, prolongou o tempo de vida com qualidade da população geriátrica. Indivíduos ativos e com boa dieta tiveram 1,7 anos a menos de doença incapacitante que a população geriátrica geral. Por outro lado, a obesidade foi o maior fator de incapacidade.

Estudo semelhante de 2011 com 3000 indivíduos de mais de 60 anos (Liao WC, Li CR, Lin YC, et al. Healthy behaviors and onset of functional disability in older adults: results of a national longitudinal study. J Am Geriatr Soc 2011;59:200-6.)  demonstrou que indivíduos que mantinham pelo menos 1 de 4 hábitos saudáveis (exercício regular, não fumar, uso consciente do álcool – não mais que uma dose ao dia -, e 6-8horas de sono por noite) tinham menor propensão à doença crônica incapacitante.

E quanto mais cedo começarmos a construir hábitos saudáveis de vida, mais qualidade teremos nos anos vindouros. Já pensou que oportunidade única desfrutar da sabedoria que os anos traz com energia para viver? Convide seus pares e mexa-se. Quer uma dica sobre dieta saudável? Clique aqui.