mares da vida

Essa vai para aquelas pessoas que gostam de se exercitar, mas que durante a semana não conseguem manter uma rotina de atividade física por conta do acúmulo de compromissos, sobrando-lhes somente os finais de semana para o exercício físico. Pesquisa publicada recentemente na revista JAMA (Association of “Weekend Warrior” and Other Leisure Time Physical Activity Patterns With Risks for All-Cause, Cardiovascular Disease, and Cancer Mortality. JAMA Intern Med 2017;Jan 9:) avaliou em indivíduos com mais de 40 anos o efeito da atividade física de fim de semana (curiosamente chamada de guerreiro de fim de semana) em comparação com a inatividade física em relação ao risco de morte cardiovascular ou por câncer.

Os participantes (mais de 60 mil pessoas), foram dividos em 4 grupos, de acordo com o nível de atividade:

  • sedentários
  • atividade insuficiente (menos de 150 minutos de atividade moderada ou de 75 minutos de atividade vigorosa por semana)
  • guerreiros de fim de semana (mais de 150minutos de atividade moderada ou de 75 minutos de atividade vigorosa por semana, porém realizados em uma ou 2 sessões – normalmente aos finais de semana).
  • praticantes regulares de exercício (mais de 150minutos de atividade moderada ou de 75 minutos de atividade vigorosa por semana, realizados em 3 ou mais sessões por semana).

Claro que este estudo não leva em conta outras medidas de qualidade de vida, como dieta adequada ou tabagismo. Mas a notícia legal é que os achados deste estudo podem interessar muito para as milhões de pessoas preocupadas com qualidade de vida e longevidade, mas que não conseguem enquadrar no seu horário corrido uma programação de exercícios regulares 3 a 5 vezes por semana. E o que esse estudo encontrou?

A redução de risco de morte por qualquer causa foi em torno de 30% tanto nos grupos atividade insuficiente como nos guerreiros de fim de semana, quando comparado aos indivíduos totalmente inativos. Gostou? Melhor se mexer nos finais de semana do que em dia nenhum. Compartilhe essa dica com seus amigos. Para curtir mais sobre benefícios da atividade física, clique aqui.