gordinho

Nós andamos muito preocupados com nossas crianças. Eu sou do tempo em que brinquedo de criança era bola e bicicleta. Não que eu seja muito antigo, mas não tínhamos videogame, computador, tablet e companhia, que têm prendido a atenção de nossas crianças por longas horas e as tornado cada vez mais inativas fisicamente. Este fenômeno, associado à explosão do consumo de fast-food e de carboidratos refinados, estão construindo uma geração de obesos desde a infância. Mas será que isso pode impactar na saúde que eles terão na idade adulta?

Estudo publicado em maio de 2017 no Journal of American College of Cardiology foi endereçado a responder essa pergunta. Para isso um grupo finlandês acompanhou 1901 indivíduos por 31 anos, avaliando vários parâmetros como a atividade cognitiva, assim como pressão arterial, colesterol, triglicerídos, índice de massa corporal e tabagismo. Eles encontraram que um aumento da pressão arterial e colesterol elevado na infância e adolescência, além do tabagismo na adolescência estiveram associados a pior atividade cognitiva na meia-idade, especialmente em relação à memória e aprendizado. Indivíduos com todos esses parâmetros normais na infância performaram 2 vezes melhor do que aqueles com todos alterados em testes cognitivos realizados aos 40 anos!

Precisamos urgentemente olhar para o que nossas crianças comem e o que estão fazendo. Corremos o risco de ter uma geração de adultos com atividade cognitiva prejudicada por hábitos tão nocivos que estamos cultivando. Já comentei aqui sobre a importância de limitarmos a quantidade de açúcar ingerido por nossas crianças. Fica mais essa dica. Se gostou, compartilhe com seus amigos.