milk-12

Primeiro peço desculpas aos amigos pelo longo tempo sem postagens. Quem nos acompanha sabe que volta e meia falamos por aqui sobre os benefícios da dieta do mediterrâneo (confira aqui, aqui e aqui outros posts sobre o assunto). Os estudos sobre esse estilo de dieta mostram o quão benéfica ela é para nossa saúde. E um dos grandes componentes da dieta do mediterrâneo é o consumo de leite integral e de seus derivados (queijos e iogurte, principalmente).

Estudo recente avaliou em mais de 60mil indivíduos (FORCE project) a concentração no sangue e no tecido gorduroso de 3 gorduras (acidos graxos) que tem origem em derivados lácteos e o risco de desenvolver diabetes ao longo de até 20 anos de acompanhamento. Os pacientes com maior quantidades dessas gorduras no organismo, que reflete maior consumo de leite e derivados, tiveram até 35% menos risco de desenvolver diabetes, em comparação com o grupo com menores concentrações dessas substâncias.

Seguramente esse estudo serve como alerta para o consumo de leite e derivados, embora ainda não seja sinal verde para deixarmos nas gondolas dos supermercados as versões de baixos níveis de gorduras. De qualquer forma esse achado está em linha com estudos anteriores que relacionam o consumo de derivados de leite e menor risco de diabetes.