shutterstock_98587517

A Hipertensão arterial (HA), tema recorrente aqui neste blog, é conhecida como fator de risco para doenças das artérias (aterosclerose), como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Encefálico, conhecido popularmente como AVC ou derrame. Recentemente, porém, a American Heart Association (AHA) afirmou em comunicado na revista Hypertension que a HA também pode representar um fator de risco em potencial para Doença de Alzheimer.

A evidência até o momento aponta fortemente para uma influência negativa da hipertensão na meia-idade na função cognitiva durante a meia-idade e a idade avançada. A função executiva e a velocidade de processamento parecem ser os domínios cognitivos mais afetados, mas a memória também pode ser prejudicada, relatam eles. O tratamento da hipertensão na meia idade pode também estar relacionado a um menor impacto sobre a cognição, o que, embora atrativo, ainda carece de comprovação definitiva.

Mas de forma interessante, no idoso a pressão não deve ser controlada de forma tão rigorosa quanto em indivíduos de meia idade. Neste cenário, uma pressão de 120×80, que pode ser considerada ótima, pode ser baixa demais e prejudicar o idoso. Sendo assim, não existe um valor único ideal e o tratamento para HA deve ser individualizado.

No comunicado, os autores observam que a hipertensão lesiona os delicados vasos sanguíneos cerebrais, promove aterosclerose e prejudica os finos mecanismos reguladores cerebrovasculares. Estas alterações vasculares aumentam a susceptibilidade cerebral a prejuízos circulatórios, especialmente em regiões vulneráveis da substância branca, críticas para a função cognitiva, e podem promover a patologia da doença de Alzheimer, além da já conhecida demência vascular.

O que importa neste contexto? Importa cuidar da saúde, aferir regularmente a pressão arterial, manter bons hábitos de vida e tomar medicação para abaixar a pressão quando necessário. Lembro que o tratamento da HA deve ser diário, mesmo na ausência de sintomas. Estamos falando de um investimento de longo prazo, onde o maior beneficiado é você!