PlatoFeature-696x366

Temperança é a “qualidade daquele que é moderado nas paixões, nos apetites; comedimento; sobriedade”.  Tenho uma idéia sobre esse assunto, que costumo comunicar em minhas consultas. É como se Deus, nosso Criador, tivesse nos dado uma regra de ouro (acho que para quem não acredita na sua existência, é nesses detalhes da vida que podemos encontrá-lo). Quem viver de acordo com essa regra terá uma vida mais rica e realizada. Mas vamos às idéias…

A cada novo dia, temos o direito de usufruir de uma determinada cota de prazer. Mas essa cota é limitada e cada cota extra pode te custar um sofrimento em outro lado da vida. Por exemplo, gosta de bebida alcoólica? Pode tomar, sem maior consequência, uma determinada dose de álcool (devo dizer que essa dose é menor do que muitos gostariam). Mas o excesso de álcool pode prejudicar em muito sua saúde física e, em casos extremos, sua vida profissional e pessoal também.

O mesmo vale para muitos outros aspectos da existência. Vale para o que comemos, o quanto de sexo apreciamos, nossos hobbies e quase tudo na vida. Outro exemplo, no extremo oposto, indivíduos que praticam atividade física em excesso podem até mesmo adoecer por conta disso (damos o nome de overtraining a esse quadro). Comer direito é bom? Sim, mas sem neuroses. Existe um diagnóstico na medicina chamado ortorexia, que é a compulsão em comer direito. É quando a saúde torna-se escravidão e não objetivo e isso, paradoxalmente, é doença também. Os exemplos podem se suceder aqui, de modo a preencher um livro inteiro.

E qual o preço a se pagar pela falta de Temperança? O preço é a falta de abundância na vida. Se você se sente sempre cansado, o despertador é seu maior inimigo todas as manhãs, pense bem, provavelmente está lhe faltando Temperança. Se seus finais de semana são insuportáveis sem excesso de álcool e comida, de forma sistemática, também. Devo ainda citar obrigatoriamente o trabalho neste contexto. Atendo sempre, todos os dias, pessoas adoecidas por estresse em decorrência do excesso de trabalho. De que vale o ganho financeiro que vem do excesso de atividades, quando o preço a se pagar é sua própria saúde, física e emocional, bem mais precioso para uma vida abundante.

Dentro desse contexto, Temperança não foi considerada por Platão uma das 4 virtudes a serem perseguidas à toa, assim como Prudência, Justiça e Fortaleza. A temperança nos dá a medida da harmonia necessária em tudo o que fazemos, para uma vida realizada. Como diz a sabedoria bíblica (Eclesiastes 3): “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Parece muito difícil de ser alcançada, mas uma vida com Temperança nos proporciona mais e não menos. É Sabedoria!

Diante disso, proponho algumas estratégias na busca de harmonia na vida. Procure gerenciar melhor o tempo e dividi-lo entre atividades de trabalho, lazer e descanso, convívio familiar e cuidado com a saúde física, sem esquecer é claro de momentos de encontro com o Divino, de oração e reconexão espiritual. Faça isso de forma sistemática, ainda que mecânica, e verá que, à medida que o tempo passa, torna-se um hábito regular e automático. Procure dormir as horas necessárias para o repouso adequado e acordar cedo. Use a manhã como sua aliada. Quem me conhece sabe que também não poderia deixar de  falar do poder da Meditação. Ela é uma ferramenta incrível  nessa busca de harmonia e sobriedade. Pratico há anos e não abro mão de minhas sessões diárias de Meditação Transcendental.

Que tal? Viver com Temperança traz saúde do corpo e da alma. Por que não tentar?