african_lion_king-wide_1

Essa pergunta sempre intrigou a medicina. Porque nós homens morremos antes que as mulheres? Se você não está convencido disso, pare e pense um pouco. Conte quantas viúvas você conhece e quantos viúvos. Pesquisas recentes dão conta de que os homens vivem em média 5 anos a menos que as mulheres.

Quanto às causas, embora não se tenha uma certeza absoluta, muitas idéias surgem para explicar.

1- Os homens procuram menos os médicos para exames de rotina. As mulheres criam o hábito, desde moças, a frequentarem periodicamente o ginecologista, e mantêm com maior assiduidade a frequência de rotina (entenda-se por rotina quando se visita o médico sem ter uma queixa específica) a outros especialistas também.

2- Quando tem algum sintoma, o homem tende a procurar o médico de forma mais tardia que a mulher, ou seja, ele acaba negligenciando seus sintomas por mais tempo antes de procurar ajuda, o que faz com que acabe perdendo tempo precioso de tratamento.

3- Homens também tendem a se abrir menos nas consultas médicas, por medo de se mostrarem fragilizados diante de uma situação em que estão sendo avaliados. Isso prejudica a qualidade de suas consultas médicas.

4- Também no que tange à prevenção de câncer no aparelho sexual, no sexo masculino principalmente de próstata, os homens são mais tardios e menos assíduos em visitar o médico. Os motivos estão principalmente relacionados a preconceitos em relação à masculinidade e também à carência de sintomas, que tendem a ser tardios neste caso.

5- O sexo masculino tem maior dificuldade em manter uma rotina, por exemplo, de uso de medicação diária, em caso de doenças crônicas, o que torna a adesão menor aos tratamentos contínuos, com isso acarretando maior risco de morte.

6- Mulheres hoje têm uma rotina intensa e normalmente desdobram-se entre os afazeres domésticos e do trabalho, nem sempre acompanhadas de seus maridos. Porém, homens têm maior dificuldade em desligar-se das preocupações profissionais. Por isso,  acabam de forma mais frequente abusando de álcool e comida para obter alguma alívio de estresse.

7- Cabe ainda lembrar que muitas mortes precoces em homens ocorrem por uma maior exposição a situações de risco de acidentes e também de mortes ligadas à violência.

Diante do exposto, cabe a nós homens uma maior preocupação com nossa saúde física. Manter uma rotina de visita periódica ao médico, principalmente para prevenção cardiovascular ( a partir de 25 anos), prevenção de câncer do aparelho digestivo (a partir de 50 anos, se não houver histórico familiar), além de visitas ao urologista, são fundamentais neste contexto de busca de maior longevidade.