gratidao

A gratidão é um sentimento positivo, é a avaliação de que algo ou alguém lhe trouxe benefício. A ciência tem descoberto recentemente que o simples ato de agradecer pode mudar em muito a nossa saúde física e emocional. Ela tem sido relacionada a diminuição de agressividade, melhora de ansiedade e depressão, melhora da qualidade do sono e maior qualidade nos relacionamentos afetivos. A Gratidão melhora nossa auto-estima e aumenta nosso equilíbrio mental.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode levar até mesmo a mudanças no funcionamento cerebral. Um artigo publicado no jornal científico NeuroImage (The effects of gratitude expression on neural activity, Prathik Kini, Joel Wong, Sydney McInnis, Nicole Gabana & Joshua W. Brown, Indiana University, Bloomington, United States, in NeuroImage, Volume 128, March 2016, Pages 1–10.) mostra que, depois de poucos meses exercitando sua gratidão por meio da escrita, seu cérebro passa a se sentir ainda mais condicionado a ser grato. E isso traz benefícios. Neste experimento,  43 indivíduos que passavam por terapia para tratar depressão e problemas relacionados a ansiedade, foram divididos em 2 grupos. Todos tinham uma terapia semanal, mas um dos grupos tinha uma “sessão de gratidão”, que era constituída de vinte minutos escrevendo cartas em que revelavam gratidão pelo destinatário (e poderiam escolher se enviariam ou não a carta). O outro grupo não participou desse exercício.

Três meses depois desses encontros, todos passaram por um escaneamento cerebral simultaneamente à exibição de fotos de pessoas que teriam feito grandes doações de dinheiro à pesquisa. Os participantes precisavam agradecer a eles pelo investimento, enquanto seus cérebros eram examinados. Todo mundo sabia que era apenas um exercício, mas foi dito a cada um deles que as doações realmente seriam feitas em algum momento. Incrível, mas quem escreveu as cartas demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas à gratidão. E o mais legal deste estudo é que ele revelou que a gratidão pode ser exercitada. Ou seja, quanto mais se pratica, mais propenso você estará para senti-la no futuro.

Outra dica para exercitar esse sentimento tão poderoso é fazer uma caderneta de gratidão.  Nesta caderneta relacione 5 coisas pelas quais você se sente grato, como um ato de generosidade de alguém com você, um programa legal que tenha feito ou um novo aprendizado. Escreva somente 01 vez por semana e relacione uma frase que demonstre gratidão para cada um dos 5 itens. Pois esse exercício não é invenção minha! Ele já foi realizado em pesquisas prévios, que demonstraram que, em comparação com o grupo de controle, os indivíduos que mantiveram o diário de gratidão eram mais otimistas e mais felizes. Eles relataram menos problemas físicos e passaram mais tempo se exercitando.

Que tal começar a exercitar sua gratidão e colher os grandes benefícios? É gratuito e não toma quase nenhum tempo. E os resultados são grandes e duradouro. Se você achou legal essa dica, compartilhe com seus amigos, vamos criar uma corrente de gratidão!