corrida

Um estudo interessante foi publicado no The Lancet Psychiatry Journal recentemente. Sua conclusão é que pessoas que se exercitam regularmente, de forma moderada, têm melhora na saúde mental. De acordo com esse estudo, as pessoas que se exercitam regularmente têm mais de 30% menos dias ruins em um mês, que indivíduos sedentários. Esse valor foi em média 2,0 versus 3,4 dias mentalmente ruins no prazo de 30 dias.

E a boa notícia é que qualquer tipo de atividade foi benéfica para saúde mental, independente da idade e sexo, incluindo serviço doméstico e cuidados com crianças. Claro que neste tipo de estudo estamos sempre sujeitos ao viés de que pessoas que estejam melhor emocionalmente se exercitam mais. Mas, neste caso, um achado coloca em xeque esse argumento. Neste estudo, indivíduos com diagnóstico de depressão, que passaram a se exercitar tiveram em média 7 dias ruins ao mês, enquanto seus pares que não praticavam qualquer atividade tiveram 11 dias de humor deprimido em 30 dias.

E, mais interessante ainda, este estudo encontrou que exercício demais também não é uma boa opção. Indivíduos que se exercitavam mais de 23 vezes por mês ou que faziam sessões maiores que 90 minutos, não tiveram tanto benefício quanto aqueles que praticavam de forma mais moderada.  Isso vai de encontro com as recomendações de 150 minutos de exercício moderado por semana. E prevalece também o bom-senso de que, em excesso, até exercício faz mal.

Mais sobre esse assunto:

https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(18)30227-X/fulltext?code=lancet-site