corrida

Estudo com cerca de 500mil participantes, o maior e mais longo já realizado até o momento, sem doença cardíaca no início, demonstrou que a atividade física total, seja no trabalho, recreação ou em deslocamentos, como caminhada até o trabalho, está relacionado a menor risco cardiovascular. De forma muito interessante, esse estudo demonstrou uma associação entre dose de exercício e resposta em redução de risco.

A cada uma hora extra ao dia de caminhada, ou atividade equivalente, houve uma reduçao de 5 a 12% no risco de desenvolvimento de doença cardiovascular (incluindo coração e AVC) em um acompanhamento de 7anos e meio. Trata-se de um tratamento muito barato e que tem um impacto tremendo na saúde pública.

Esse estudo está em linha com os achados do estudo PURE, publicado recentemente, que demonstrou os benefícios da atividade física não recreacional (ocupacional). Ambos demonstram que a estratégia de aumento na carga de exercício diária, seja no trabalho, em deslocamentos ou mesmo em atividade física programada, são seguros e eficazes em prevenir doença. Para quem está lendo esse post e quer iniciar, lembro que a Organização Mundial de Saúde preconiza 20-30minutos de atividade moderada na maioria dos dias como início, o que é capaz de prevenir 20% do risco cardiovascular.

Ano novo, vida nova. Coloque na sua caderneta de metas para 2018 aumentar seu nível de atividade física, seja no trabalho, a caminho dele ou mesmo no seu horário livre. Está na hora de vencer a inércia. Mexa-se!