a variety of gluten free grains (buckwheat, amaranth, brown rice, millet, sorghum, teff, red quinoa) i- top view

Um relatório do American Institute for Cancer Research (AICR) e do World Cancer Research Fund (WCRF) apontou recentemente alguns fatores que podem estar associados ao desenvolvimento deste tipo de câncer, bastante comum na população adulta. Neste relatório, os pesquisadores analisaram como dieta, peso e atividade física impactaram no seu risco. Para isso foram analisados 99 estudos que incluíram 29milhões de adultos e mais de 247mil casos de câncer colorretal.

Houve neste relatório forte evidência de que ser fisicamente ativo diminui o risco de câncer de cólon. Além disso demonstrou efeito protetor o consumo de grãos integrais, alimentos ricos em fibras e de produtos lácteos. Por outro lado, existe evidência forte também que consumir carne vermelha, principalmente processada, aumenta o risco deste tipo de câncer.  Também outros fatores envolvidos no risco de câncer colorretal são o consumo rotineiro de álcool e a obesidade. O baixo consumo de legumes e verduras também é um hábito de risco para esse tipo de doença.

Portanto, substituir grãos refinados por integrais, comer alimentos vegetais, como legumes, frutas e verduras, além auxiliar no controle de peso, ajuda a proteger contra o câncer. Se não há garantias de proteção contra seu aparecimento, ter hábitos saudáveis podem auxiliar muito nesta tarefa.