felicidade

Relatório recente da Organização Mundial de Saúde nos trouxe dados que merecem um pouco de atenção. Apesar de todo progresso científico e tecnológico que nossa geração tem experimentado, houve, nos últimos 10 anos, um aumento de 18,4% no numero de pessoas com depressão no mundo. Hoje há 322 milhões de deprimidos  na Terra,  o que corresponde a 4,4% da população do planeta.

E o Brasil? Infelizmente nós brasileiros estamos contribuindo para que nosso planeta fique mais deprimido. Em nosso país, 5,8% das pessooas sofrem com a depressão, a maior taxa do continente latino-americano. E ela foi, de acordo com o relatório, mais comum na presença de pobreza, desemprego, morte de familiar, doença crônica e abuso de substâncias, como alcool e drogas.

O relatório não para por ai. O Brasil também tem números preocupantes quando o assunto é ansiedade: 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade. São números preocupantes e que se opõem frontalmente ao mito da alegria do brasileiro. Os números incomodam mas é fundamental identificá-los para que possamos encontrar estratégias de enfrentamento para devolver ao brasileiro o prazer pela vida.