cerveja

Já discutimos em postagens anteriores sobre os efeitos do consumo de álcool para nossa saúde (Clique aqui e confira). Ele pode trazer consequências ruins para fígado, coração e para a saúde em geral. O limite para seu consumo saudável para homens é de 30 gramas ao dia, o que, para se ter idéia, equivale a 2 latas de cerveja, uma dose de uísque ou 2 taças de vinho.  E, para mulheres, a dose segura é metade da preconizada para o sexo masculino. Além disso, o uso de álcool de fim de semana (do inglês binge drinking), caracterizado frequentemente por níveis muito acima dos seguros, também é prejudicial à saúde.

Mas estudo recente, publicada no periódico Lancet, traz outro dado importante sobre os efeitos do álcool. Ele aumenta a chance de demência, problema de saúde que tem alarmado toda uma geração. Os pesquisadores identificaram que o consumo abusivo de álcool esteve relacionado a um aumento de até 3 vezes na chance dessa complicação, principalmente no seu surgimento antes dos 65 anos de idade.

E quanto ao consumo moderado de álcool? O conceito que se tem até aqui é de que seu uso em baixa dose (uma a duas unidades por dia) pode até trazer benefícios para o cérebro. Mas alguns estudos já trazem a preocupação com o risco de demência, mesmo em quem se expõe a uma quantidade menor. Por enquanto fica o alerta e a dica de não se ultrapassar a dose de 14 unidades por semana (uma unidade equivale a 10ml de álcool puro). Falar deste assunto é ainda um desafio, mas atente-se para não se colocar  no consumo alcoólico de risco. E, em se falando de álcool, vale uma dica preciosa: aprecie com moderação.