cerveja

O consumo alcoólico é um comportamento muito frequente no nosso meio, em especial entre o sexo masculino. O homem muitas vezes abusa do álcool e tratar desse assunto é muito difícil, porque na maioria dos casos não se consegue visualizar esse comportamento de risco à saúde. O fato do nível de consumo para a maioria não configurar alcoolismo propriamente dito não significa não haja prejuízos para a saúde.

O álcool em baixa dose pode trazer alguns benefícios para a saúde, mas seu abuso está relacionado com algumas complicações. Ele está relacionado a maior risco de:

  • arritmias cardíacas (fibrilação atrial): risco 2,14 vezes maior que a população geral; Lembro do famoso efeito holliday heart, conhecido nos pronto-socorros cardiológicos, onde é muito mais comum atendimento por arritmias em finais de semana, por conta do abuso de álcool.
  • infarto do miocárdio: risco 1,45 vezes maior;
  • insuficiência cardíaca: 2,34 vezes maior;

Os limites para consumo saudável do álcool é de 30 gramas ao dia, o que, para se ter idéia, equivale a 2 latas de cerveja, uma dose de uísque ou 2 taças de vinho para homens. Para mulheres a dose segura é metade da preconizada para o sexo masculino. O consumo alcoólico de fim de semana, caracterizado frequentemente por consumos muito acima destes níveis, também é prejudicial à saúde.

Falar deste assunto é ainda um desafio, mas muitos de nós nos enquadramos no consumo alcoólico de risco. E, em se falando de álcool, vale uma idéia preciosa: aprecie com moderação.