shutterstock_98587517

Cardiologistas preconizam repetidamente que as pessoas pratiquem exercícios fisicos. Começo essa conversa diferenciando atividade e exercicio físico. Atividade física é qualquer movimento corporal que aumente o gasto energético, como atividades no trabalho, lazer, serviços domésticos ou deslocamento a pé. Exercício físico refere-se à atividade física realizada de forma estruturada, organizada e com objetivo específico, ou seja, é aquele horário que você reserva para a prática esportiva. Como já postado recentemente, ambos são importantes para manutenção da saúde, sendo que quanto menos atividade física no dia a dia, mais exercícios programados devemos fazer.

A prática regular de atividade física pode ser benéfica tanto na prevenção quanto no tratamento da Hipertensão Arterial e reduz o risco de morte cardiovascular. Indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver hipertensão  que os sedentários e ainda têm maior longevidade e melhor qualidade de vida.

No tratamento da Hipertensão, podemos ter benefício com exercícios físicos programados, caracterizando um treinamento individualizado. O exercício aeróbico (como caminhada, corrida, natação, bicicleta, etc) reduz a pressão arterial de pré-hipertensos e hipertensos, além de também reduzi-la em situações de estresse físico, mental e psicológico. O treinamento aeróbico é recomendado como forma preferencial de exercício para a prevenção e o tratamento da hipertensão. Já a prática de exercícios resistidos (musculação) também é benéfica para a saúde, uma vez que contribui para manutenção da massa e força musculares, que tendem a declinar com o envelhecimento. Como redutor de pressão, porém, tem um potencial menor que o exercício aeróbio. Preconiza-se em hipertensos, exercícios com menor carga e maior número de repetições, podendo-se mesclar com exercícios aeróbios.

Como recomendações para a prática de exercícios em hipertensos, orientamos a importância da visita ao cardiologista regular, principalmente antes do início do treinamento. A pressão arterial deve estar controlada também, seja com medicamentos ou somente com medidas comportamentais (clique aqui e confira dicas para controle da hipertensão). Caso a medida de esteja acima de 16×10 a sessão de exercício deve ser postergada até que haja melhor controle. Precisamos combater tanto a epidemia de Hipertensão Arterial, que acomete até 40% dos adultos, e de sedentarismo, responsável por um grande número de doenças cardiovasculares. Além do controle da pressão, o exercício tem uma série de outros benefícios, como controle de peso, melhora de glicose, melhora de humor e disposição física. Em um proximo post falaremos mais sobre os benefícios do exercício.