witamina D

 

Temos visto recentemente uma grande popularização no uso de suplementos de vitamina D. Embora vários estudos relacionem a deficiência de vitamina D com uma séria de doenças, inclusive complicações cardiovasculares como hipertensão arterial, a sua reposição não parece estar relacionada a correção deste risco.

E, recentemente, foi publicado estudo no European Heart Journal preocupante em relação a suplementação de vitamina D em pacientes com insuficiência cardíaca. Ela não preveniu o risco de morte nestes pacientes, mas esteve associada a um maior risco de descompensação clinica com necessidade de suporte circulatório artificial. Ou seja, o uso de vitamina D em pacientes com essa doença não deve um grande benefício e pode estar associado a risco.

Isso significa que estes pacientes não devem usar suplementos de vitamina D? Penso que isso seria um exagero. Pacientes com grande deficiência dessa vitamina e que tenham insuficiência cardíaca controlada não tem contra-indicação para seu uso. Esse estudo endereça principalmente as suplementações generalizadas e em altas doses. Melhor tomar cuidado.