corrida

Já falamos em diversas postagens anteriores sobre o exercício físico como estratégia de promoção de saúde e longevidade. Não é novidade que manter-se fisicamente ativo ajuda a controlar o peso. Mas recentemente tivemos uma notícia interessante relacionada a prática de atividade física ao longo da vida para manter-se fisicamente mais jovem.

Em um estudo recente, pesquisadores britânicos avaliaram 125 ciclistas amadores entre 55-79 anos, que sempre tiveram o hábito de exercitar-se. Esse grupo foi comparado a outros 2: um primeiro de indivíduos da mesma faixa etária, porém fisicamente inativos e um segundo de adultos de 20 a 36 anos. Todos os 3 grupos eram de indivíduos “saudáveis”, ou seja foram excluídos os portadores de alguma doença crônica.

Notou-se neste grupo de senhores ciclistas que a perda de massa muscular e força física, que acontece com o passar dos anos, não ocorreu. Tampouco houve acúmulo visceral de gordura corporal e aumentos de colesterol, fenômenos comuns também ao processo de envelhecimento. Os homens também tiveram os níveis de testosterona semelhantes aos jovens.

E não pára por ai. O timo dos praticantes de exercício tinha uma atividade semelhante ao dos indivíduos mais jovens. Este órgão é responsável pela resposta imune e tende a encolher e reduzir sua atividade com o envelhecimento. Ou seja, além dos benefícios metabólicos e hormonais, os senhores atletas apresentaram melhor atividade imunológica, que protege contra infecções e neoplasias.

Está esperando o quê? Vamos nos mexer.