obesidade

Recentemente, um estudo publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) gerou muita polêmica. Trata-se do trabalho entitulado DIETFITS, que comparou 2 diferentes estratégias nutricionais para redução de peso, a restrição de gorduras na dieta versus restrição de carboidratos.

Para isso, 609 pessoas foram acompanhadas por um período de 12 meses e receberam além da dieta especificada, orientações sobre hábitos saudáveis de vida. E o resultado? As duas estratégias tiveram impacto muito semelhante na redução de peso, que foi em torno de 5,5kg.   Ambas estratégias se correlacionaram com  melhora na pressão arterial, dosagem de insulina e glicose no sangue.

Os defensores de restrição de carboidratos na dieta de forma mais intensa argumentam contra esse estudo que a diferença de seu consumo nos 2 grupos foi muito pequena. Interessante estudo, mas certamente esse assunto ainda vai gerar discussões apaixonadas de ambos lados. Certo mesmo é que comer menos e fazer atividade física regular são grandes aliados na busca pela longevidade saudável.