nutricao-joyce-cacau-chocolate-beneficios-para-saude-2

Em tempos de páscoa, onde se dá e se ganha um monte de chocolate, resolvi retomar esse tema, dos benefícios do chocolate para a saúde. Já discutimos esse assunto em post anterior (clique aqui e confira). Naquela ocasião falamos do benefício do chocolate em reduzir o risco de infarto. Indivíduos que comem 3-4 porções por semana têm 13% menos chance de infarto do que os que não o fazem. Mas será que, além de reduzir o risco de infarto, o chocolate tem outros benefícios?

Sem dúvida, o chocolate é um alimento muito rico em propriedades nutricionais. Os flavanóides presentes no cacau diminuem a inflamação das artérias, reduzindo também o risco de Acidente Vascular Cerebral. Podemos citar também a melhor no colesterol bom (HDL) e redução no ruim (LDL). Outros benefícios que são aventados são: diminuição de risco de pré-eclampsia (hipertensão arterial em gestantes), efeito analgésico em pacientes com dores crônicas e até redução de risco de câncer de intestino. Mas o efeito mais famoso do chocolate sem dúvida é seu efeito relaxante, causado pela liberação de endorfinas e dopamina.

E qualquer chocolate faz bem? A resposta é não. Infelizmente o chocolate ao leite, mais doce e apetitoso, é pobre em cacau e rico em açúcar e leite, não retendo os benefícios citados acima. O chocolate, para ser benéfico para a saúde, deve ser a versão amargo, com teor de cacau de pelo menos 50%, podendo chegar a mais de 90%!. E cuidado, porque, apesar de ser um super-alimento, o chocolate é muito calórico e, se consumido em excesso, pode levar a ganho de peso. A dose recomendada é de 30 gramas diárias, sempre associadas a outras medidas saudáveis, como a prática regular de exercício. Gostou? Compartilhe essa dica deliciosa com seus amigos.