praevention-frauenaerztin-ertz-1024x555

 

É bastante conhecido que, ao longo das últimas décadas, tivemos um ganho de tempo de vida significativo. Se antes as infecções respondiam por maior parcela da mortalidade, hoje esse papel se deve às doenças cardiovasculares e ao câncer, que são mais comuns à medida que envelhecemos. Mas você sabia que esses 2 problemas, tão sérios e devastadores, mas totalmente distintos entre si, podem ter muitos fatores desencadeantes em comum? E que, se existem fatores em comum, a prevenção para ambos pode ser a mesma?

E quais são esses fatores de risco em comum e que podemos modificar? Vamos lá:

1- Tabagismo: Cigarro aumenta o risco de doença cardiovascular em 2 a 4 vezes e de cancer de pulmão em 25 vezes, além de estar relacionado a pelo menos outros 11 tipos e cancer. Cessar o tabagismo reduz o risco de infarto em 50% em 01 ano de abstinência! Além disso, em 5anos, o risco de câncer reduz em até 50%. Em 10 anos, o risco para o coração é o mesmo de quem nunca fumou. Que tal parar de fumar? Não é fácil, mas sem dúvida vale muito a pena.

2- Obesidade: trata-se de um grande fator de risco para doença cardiovascular, câncer e diabetes, além de aumentar a pressão arterial e o colesterol. É o segundo maior fator de risco modificável para câncer, perdendo apenas para o tabagismo.

3- Sedentarismo: A atividade física é há muito conhecida como grande arma de prevenção cardiovascular, seja por seus benefícios diretos (clique aqui e assista a video sobre esse assunto) ou pela redução de peso associada ao exercício. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe, é que alguns tipos de cancer também podem ter seu risco diminuído pela atividade física, como cólon, mama e endometrial. Além disso, ela diminui o risco de recorrência em pacientes que já foram tratados da doença.

4- Dieta Ruim: Nosso estilo de dieta sabidamente tem nos feito adoecer, de ambos os problemas. Um estudo interessante, que avaliou a dieta do mediterrâneo (PREDIMED) mostrou um caminho interessante para melhorar esse parâmetro. Ele encontrou que indivíduos que mantinham esse padrão de deita, rico em oleaginosas (castanhas, amendoas, nozes, amendoim, etc) e em azeite de oliva, tinham 30% menos risco de morte do que aqueles que não a adotavam. Por outro lado, o consumo de carne vermelha aumenta o risco de câncer de cólon em 20-30%.

5- Alcool: O consumo de álcool tem um efeito complexo sobre o coração. Em baixa dose, estudos dizem que pode ser interessante para redução de risco cardiovascular (clique aqui e veja mais sobre esse assunto). Mas passar do limite pode ter o efeito inverso, por 2 motivos. Primeiro porque o álcool passa a ser tóxico para o coração e segundo porque ele é calórico e leva a obesidade. E pode ser complicado ficar dentro do que chamamos baixa dose. Em relação ao risco de câncer, sabemos que o consumo de álcool, especialmente se associado ao tabagismo, está associado a pelo menos 7 tipos de câncer (orofaringe), laringe, esôfago, fígado, cólon, reto, mama.

Percebe como nossos hábitos podem fazer muita diferença entre ter ou não saúde? Além desses fatores, cito o gerenciamento do estresse