images

 

Para quem se interessou pelo título, eu vou logo respondendo. Indivíduos que seguem uma rotina de avaliações periódicas com médico, através de uma consulta com ênfase em prevenção associada a exames pertinentes, o que comumente chamamos de check-up, tem 5 vezes mais chance de chegar aos 75 anos sem ter tido um infarto. Mas como conseguimos isso? A identificação precoce dos fatores de risco para doença, associado a hábitos saudáveis, proporciona a prevenção de agravos à saúde, que acabam não só reduzindo a longevidade, mas principalmente a qualidade de vida.

Mas o que se entende por hábitos saudáveis? Aqui gostaria de sua especial atenção. Dietas da moda, suplementos milagrosos e produtos que prometem a vida eterna sempre vêm e vão. Mas o que sempre permanece é a idéia de que:

1- Devemos sempre comer frutas, legumes e verduras, que são ricas em antioxidantes naturais, na dose correta para nosso corpo. Um prato colorido oferece a medida certa de vitaminas para a maioria das pessoas.

2- Alimentos integrais são melhores que os refinados, uma vez que tem uma absorção mais lenta (menor índice glicêmico), e engordam menos. Além disso a presença das fibras alimentares no intestino está relacionada a maior tempo de saciedade.

3- A carne vermelha deve ter seu consumo racionalizado. A American Cancer Society preconiza que seu consumo não deve extrapolar 500g por semana, para prevenção principalmente de câncer do aparelho digestivo. Lembro que nosso tradicional churrasco inclui essa porção em uma só refeição!

4- A gordura não é necessariamente vilã da dieta. Seu consumo deve fazer parte do nosso cardápio, sem exageros. Devemos preferir as gorduras mono (azeite de oliva, linhaça, abacate) e poli-insaturadas (castanhas, nozes, amêndoas, peixe).

5- O consumo de álcool também deve ser moderado. A socialização do álcool, e particularmente do vinho, tem aumentado muito o abuso alcoolico.

 Finalmente, com que frequência devo visitar o médico? Até os 40 anos, pelo menos a cada 5 anos, ou de acordo com a solicitação do médico para seu caso em particular. Após os 40,  anualmente, e aqui torna-se importante também a prevenção do câncer do aparelho digestivo, para homens, do câncer urológico, e mulheres, do câncer de mama e ginecológico. Visite seu médico, siga suas orientações. Evite sempre soluções milagrosas, elas normalmente não entregam o que prometem. Lembre-se, a saúde é construída diariamente e seus frutos são colhidos no longo prazo.