azeite

Os estudos populacionais celebrizaram a dieta do mediterrâneo como uma das formas mais saudáveis de se alimentar. Já dedicamos alguns posts a ela neste blog (clique aqui e aqui e confira). Consiste fortemente de grãos integrais, óleo de oliva, derivados de leite e frutas frescas e é pobre em carne vermelha, comidas processadas e carboidratos simples. Mas, de forma interessante, um estudo publicado no periódico Circulation demonstrou que dieta vegetariana pode ser tão boa para manter seu coração saudável quanto a dieta do mediterrâneo.

Neste estudo, pesquisadores italianos recrutaram 100 indivíduos com excesso de peso, porém sem doença aparente. Metade do grupo iniciou dieta do mediterrâneo e a outra metade começou dieta ovo-lacto-vegetariana, que elimina carne e peixe, mas mantém ovos e leite e derivados na dieta. Após 3 meses, os grupos tiveram sua dieta invertida.

Ambas dietas tiveram benefícios para saúde cardiovascular, mas de forma distinta. A dieta vegetariana levou a maior redução no colesterol LDL (colesterol ruim), que contribui para a formação de placas de aterosclerose, que leva à obstrução das artérias. A dieta do mediterrâneo, por sua vez, levou a maior redução de triglicérides, que também pode estar relacionado a doença cardíaca. Porém, as 2 dietas estiveram relacionadas de forma semelhante a pequenas reduções no peso e na gordura corporal. Lembro que os 2 estilos de dieta têm mais semelhanças que diferenças, que consistem basicamente na ausência de carne e peixe. São ambas ótimas opções para quem procura uma vida mais saudável.