shutterstock_98587517

 

Hipertensão Arterial é um tema que temos conversado bastante neste blog. Não poderia ser diferente, uma vez que trata-se de um problema extremamente comum, que afeta em torno de 25-35% (dependendo da casuística) dos adultos. No período de 40 anos que o título traz muito, mas muito mesmo, foi feito no sentido de melhorar o tratamento da Hipertensão. Surgiram um número grande de medicações, com maior eficácia em reduzir a pressão e menor risco de efeitos colaterais. Além disso, as pessoas hoje têm uma abertura maior para o tratamento medicamentoso da pressão arterial, o que não acontecia no passado.

Mas o que aconteceu nestes 40 anos com o número de hipertensos no mundo? Ele aumentou de 594milhões de pessoas em 1975 para 1,13 bilhões em 2015. O aumento da incidência global deste agravo à saúde pode ser explicado em parte pelo aumento da expectativa de vida, uma vez que idosos tem mais chance de serem hipertensos do que adultos jovens. Além disso, sem dúvida alguma, a chance de se fazer diagnóstico hoje é maior, uma vez que as pessoas medem a pressão com maior frequência atualmente.

Um fenômeno interessante, porém, é que os países desenvolvidos, onde o aumento de expectativa de vida foi maior, a quantidade de hipertensos não aumentou na mesma proporção. O contrário foi observado em países em desenvolvimento, onde se viu um aumento expressivo na quantidade de hipertensos neste intervalo de tempo. Esse fenômeno, triste para nós que nos enquadramos no segundo grupo, acompanha uma outra tendência inversão do risco de obesidade entre países ricos e pobres.

E o que podemos fazer diante desta realidade? Nosso desafio como população é melhorar a qualidade de nossa dieta, tão baseada hoje em carboitrados simples, alimentos industrializados e sal em excesso. Além disso, aumentar a prática de exercícios e melhor manejo do estresse psicossocial. Vamos começar? Mande esse toque para seus amigos.