brain

A doença de Alzheimer é um problema de saúde que tem assustado a médicos e pacientes. Com aumento da expectativa de vida da população, temos visto um aumento importante dos casos de Alzheimer entre idosos. Diante deste cenário, estamos numa procura frenética em busca de instrumentos não só para tratar esta doença, mas também que possam preveni-la.

E, neste contexto, foi publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) estudo interessante que mostra mais um motivo para você rever seu estilo de vida. Esse estudo correlacionou a carga de fatores de risco para doença cardiovascular com o depósito de substância amilóide cerebral, que é a lesão precursora do Alzheimer.

Os fatores de risco avaliados neste estudo foram: IMC acima de 30 (obesidade GI), tabagismo, hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol total acima de 200mg/dl, que foram avaliados em indivíduos entre 45 e 64 anos (meia idade). Cerca de 20 anos após essa avaliação inicial, eles foram submetidos a exame de imagem cerebral para avaliar o depósito amilóide cerebral. Indivíduos que tinham um fator de risco na meia idade tiveram 88% mais chance de apresentar alterações em exame cerebral quando idosos. E, quando havia 2 ou mais fatores de risco, a chance de exame alterado era de 188%! De forma interessante, a presença desses fatores de risco somente tardiamente na vida não esteve relacionado a aumento significativo de alterações cerebrais.

Podemos concluir que a hora ideal de você investir na qualidade de vida na velhice é agora! Quanto antes você começar, maiores serão os frutos colhidos. Que tal se mexer?