smo-services-india-jaipur-300x199

Estudo publicado pela revista britânica The Lancet há pouco mais de 4 anos trazia a curiosa e preocupante informação de que a inatividade física é responsável por cerca de 5,3 milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo, número semelhante às mortes pelo tabagismo e duas vezes maior que o número associado à obesidade, embora essa seja prima-irmã da inatividade física. A partir deste dado, foi explorada intensamente a idéia do aumento da atividade física, não só atividade física esportiva programada, mas também um aumento da atividade no dia-a-dia, durante os períodos de trabalho e descolamento.

Mas e quanto às pessoas, como eu por exemplo, que trabalham sentadas em escritórios o dia todo e não tem oportunidade de agregar exercício não programado na rotina, como carregar peso ou andar no ambiente de trabalho? Se por um lado existem dados fartos na literatura médica dizendo que pessoas que ficam sentadas por longos períodos tem maior mortalidade global, principalmente por causas cardiovasculares e por câncer (mama, cólon e colorretal), por outro a boa notícia que trago é que existe uma alternativa.

Em julho deste ano, foi publicado na mesma revista um estudo que analisou dados de mais de 1 milhão de pessoas, quanto ao nível de atividade física. E mensagem foi que é possível reduzir ou mesmo eliminar esses riscos. O estudo demonstrou que pode-se compensar os riscos de ficar oito horas sentado por dia com uma hora de atividade física de intensidade moderada, como uma caminhada rápida (a 5,6km/h) ou passear de bicicleta. Mas períodos mais curtos, como 25-35 minutos ao dia, também tiveram algum benefício, embora menor. Entre os mais ativos não houve relação entre tempo sentado e mortalidade neste estudo, o que sugere que a atividade física regular elimina o risco de longos períodos sentado.

Portanto, embora seja ideal que se faça 01hora de atividade para compensar o tempo sentado no trabalho, qualquer nível de atividade é melhor que nada. Procure organizar-se para, por exemplo, ir à pé para o trabalho ou deixar o carro mais longe de seu destino, descer do ônibus um ponto antes, subir de escadas, etc. Idealmente procure até organizar grupos de atividade física no seu trabalho ou entre os amigos. O importante é ser criativo e não acomodar-se. Precisamos corrigir essa grande epidemia de doença relacionada a habitos pouco saudáveis. Viva mais, mexa-se!