hipertensao - fatores de risco

Quando falamos de fatores de risco para desenvolver Hipertensão Arterial, estamos falando de 2 tipos de fatores, os modificáveis e os não-modificáveis. Como o nome diz, modificáveis são aqueles sobre os quais podemos atuar, modificando hábitos de vida, com melhora na pressão arterial. Não modificáveis são aqueles fatores em que nada podemos fazer (até o momento, pelo menos), não nos restando nada a fazer a não ser tratar a Hipertensão por si mesmo.

Com relação aos modificáveis, como ilustrado na figura, podemos citar tabagismo, sedentarismo, estresse, obesidade e abuso de sal. Rapidamente, quero salientar alguns aspectos sobre esses fatores. Por exemplo, nós brasileiros comemos em média 3vezes a quantidade de sal recomendada diariamente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de 5 gramas de sal ao dia. O sal na dieta vai muito além do saleiro na mesa. Devemos lembrar que alimentos industrializados são muito ricos em cloreto de sódio, o nome científico deste grande vilão da dieta. Hoje os industrializados fazem parte infelizmente de grande parte da alimentação do brasileiro. Além de políticas públicas para redução de sódio em alimentos prontos, devemos preferencialmente usar alimentos frescos, feitos em casa,  nos quais podemos controlar a quantidade de sal.

Também é interessante ressaltar que a epidemia de obesidade que estamos vivendo, por fruto de um estilo de vida inadequado, baseado em alimentação altamente calórica associada a sedentarismo, tem levado a aumentos significativos da pressão arterial. O ganho de gordura abdominal, principalmente, leva ao que chamamos de síndrome metabólica, que, além da hipertensão arterial, está associado a alterações de glicose e colesterol. A atividade física neste cenário, além de diminuir obesidade abdominal, é capaz por si só de reduzir os níveis pressóricos. Por exemplo, após uma sessão de exercícios, a pressão reduz em média 10mmHg na próximas 24h. Que tal se mexer então?

Gostaria de falar ainda sobre o estresse. Tenho repetidamente tratado desse assunto neste canal. (http://www.otaviomangili.com.br/blog/transtorno-de-ansiedade-mente-no-futuro-sofrimento-no-presente/). Somos uma legião de estressados adoecendo. Mas o que podemos fazer para reduzir o estresse? Além de estratégias relacionadas a medicação e terapia, gostaria aqui de citar a Meditação Transcendental. Trata-se de técnica de alívio de estresse poderosa, que inclusive é capaz de reduzir de forma significativa a Pressão Arterial, além de reduzir o risco de um infarto ou AVC em até 48%, conforme indicam as pesquisas.

Mas e quanto aos fatores não modificáveis? Em relação a  esses não nos resta outra estratégia a não ser tratar a hipertensão. Lembro ainda de algumas dicas já dadas em outro post para combate-la. Basta acessar o link. (\http://www.otaviomangili.com.br/blog/dicas-importantes-para-combater-a-hipertensao-arterial/)