breast cancer

 

Essa pergunta é muito importante. Hoje a radioterapia para câncer de mama é feita com nível de exposição à radiação de órgãos internos muito menor que no passado, graças aos recentes avanços nesta área. Mas, por mais tenha-se aumentado a precisão desta modalidade de tratamento, ainda fica a preocupação com possíveis efeitos danosos no coração pela radioterapia. Estudo publicado recentemente avaliou esse risco (Risk of Heart Failure With Preserved Ejection Fraction in Older Women After Contemporary Radiotherapy for Breast Cancer. Circulation 2017;Jan 29).

A resposta deste estudo é que a radioterapia esteve associada a uma forma de insuficiência cardíaca chamada insuficiência diastólica, que é uma alteração no relaxamento do coração, mas não esteve relacionada de forma significativa ao enfraquecimento e dilatação do coração. Porém a Insuficiência Cardíaca Diastólica também leva a comprometimento de qualidade de vida, principalmente por causar cansaço aos esforços.

Importante, portanto, além dos cuidados para o tratamento do câncer de mama em si, manter uma rotina de seguimento cardiológico. Dados de estudos em outras populações dão conta de que o controle de peso e atividade física aeróbia regular podem melhorar esse problema, além da identificação e tratamento da apnéia do sono. Fica a dica. Seja saudável.