obesidade abdominal.001

 

Uma dúvida paira há muito tempo no ar. Será que aquele gordinho que contraria as expectativas e tem exames normais, pressão normal, não é diabético e não fuma tem maior risco de desenvolver doença do que um indivíduo semelhante porém magro? Seria o mito do “obeso saudável”.

Pesquisadores de Birmingham chegaram à conclusão que indivíduos obesos e que não apresentavam no início do acompanhamento doença cardíaca, hipertensão arterial, colesterol alterado ou diabetes, têm sim maior risco de adoecer. Eles encontraram que, embora tenham outros fatores de risco normais, esses indivíduos têm 50% mais risco que os indivíduos magros de desenvolver doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

Mais um motivo para combatermos a obesidade. Mesmo se você tiver seus exames normais, não significa que esteja saudável! O cuidado com a balança também é um investimento no envelhecimento saudável. Infelizmente, se levarmos em conta o sobrepeso e obesidade, já temos metade da população brasileira acima do peso. Precisamos nos mexer. Comer melhor e fazer atividade física regular! Vamos começar?