shutterstock_98587517

A hipertensão arterial é um grande problema para nossa sociedade.A combinação de estresse elevado com estilo de vida ruim, baseado em alimentação inadequada e sedentarismo, potencializaram esse problema de saúde. Para se ter uma idéia, no Brasil consumimos até 3 vezes a quantidade de sal que a Organização Mundial de Saúde preconiza por dia.

Já há bastante tempo se sugere a DASH diet como estratégia para redução da pressão arterial. E em que esssa dieta se baseia?

1- Frutas, verduras e legumes: de 8 a 10 porções ao dia.

2- Carnes magras, frango ou peixe: 2 porções.

3- Cereais e grãos integrais: 6 a 8 porções.

4- Nozes, castanhas, amêndoas ou amendoim: 1 porção pequena.

Além de adotar esses alimentos à mesa, é importante emagrecer. A obesidade visceral é um grande fator de risco para tornar-se hipertenso. Uma redução de 10% no seu peso é capaz de reduzir em até 10mmHg sua pressão. Atividade física regular também é uma grande aliada nesta luta. Além disso,  cuidado muito grande com a quantidade de sal nos alimentos. Menos sal e mais temperos sem sódio, como pimenta por exemplo, é outra dica. Cuidado também com a quantidade de álcool; em excesso ele também piora a hipertensão. E lembre-se, se você é hipertenso, além de bons hábitos é importante usar a medicação corretamente, mesmo que não esteja sentindo nada de alterado. E visite sempre seu médico!