download

Bom dia  e boa semana a todos. Estamos vivendo dias de doença coletiva na humanidade. Nossa consciência coletiva, sobre a qual o sociólogo francês Émile Durkheim teorizou, além de vários outros pensadores, como Carl Jung,  está muito doente. Estamos doentes de medo do coronavírus, doentes de medo da crise financeira, doentes de intolerância e impaciência. Na verdade, a nós cabe a missão de sermos resilientes e para isso precisamos de algumas estratégias, que  quero sugeri-los para a semana que se inicia:
1- Mantenha a rotina da vida dentro da maior normalidade possível (possível!!).  Cultive horário regular para acordar, metas a cumprir  durante o dia, horário de dormir, além de dormir uma quantidade de horas adequada para repousar o corpo. Mantenha boas leituras e tenha projetos edificantes.
2- Evite muitas horas de informações  tóxicas, como correntes de whatsapp, vídeos de gurus com soluções milagrosas, estatísticas sobre casos/mortes, etc. Ver informações de forma compulsiva não muda em nada o que estamos vivendo, nem faz com que passe mais rápido. Apenas nos intoxica.
3- Deixe a cura do coronavírus para os médicos, estamos realmente muito empenhados nisso. Ficar lendo sobre esse assunto só os deixa angustiados, principalmente porque são presas fáceis para fake news, uma vez que  não têm conhecimento técnico suficiente para discernir em que acreditar.
4- Limite a quantidade de comida (principalmente de carboidratos simples e gorduras) e de álcool. Excessos dessa natureza pioram nossa fisiologia. Quando estamos tristes, ansiosos ou angustiados, nosso cérebro pede uma recompensa. E normalmente essa recompensa passa pela alimentação. Essas substâncias acalmam em um momento inicial, mas depois as emoções negativas voltam piores que estavam. Exceder-se nestes 2 é muito facil… Cuidado!
5- Tente manter uma prática de atividade física, com a maior segurança possível. Aqui a criatividade deve entrar em cena, para movimentar-se sem se expor a risco.
6- Lembre-se que o provedor da vida é Deus. Precisamos, mais do que nunca, manter nossa conexão com Ele. Manter a Fé, a Esperança e a Caridade (Virtudes Teologais) mesmo em dias difíceis! Importante também lembrar de outras virtudes como prudência, justiça, fortaleza, temperança.

Boa semana a todos!