corrida

Temos falado repetidamente neste blog sobre a importância da atividade física regular para sua saúde física e mental. Cada vez mais pessoas têm aderido à prática da corrida e para isso temos algumas explicações. Trata-se de esporte barato, de fácil acesso, que pode ser praticado sozinho ou em grupo, que não toma muito tempo (muito menos que o ciclismo, por exemplo) e leva a um grande gasto calórico. Temos visto recentemente uma proliferação dos clubes de corrida, que motivam muito sua prática, aumentando não só a procura pelo esporte, mas também a retenção de praticantes.

Hoje quero deixar algumas dicas para você que quer iniciar a corrida e não sabe como. Vamos lá:

1- Primeiro, numa fase inicial, procure alternar caminhada com corrida. Adicione pequenas corridas à sua caminhada. Por exemplo, faça ciclos de  3-4 minutos de caminhada e 1-2 de corrida.

2- Aumente a carga de exercício de forma lenta e gradual. Aquela empolgação inicial pode lhe fazer ir com muita sede ao pote, o que pode levar à sobrecarga e lesões. Uma lesão muscular para o iniciante pode decretar o fim precoce de um projeto de saúde que poderia ser muito interessante. Aumente devagar o tempo e intensidade, sempre observando seu estado de cansaço e tempo de recuperação do corpo após o treino.

3- Alongue-se sempre, justamente para evitar lesões. Procure intercalar também sessões de corrida com fortalecimento muscular. Tenha sempre tempo de descanso entre os treinos de corrida, não inferior a 36 horas.

4- Visite um cardiologista antes de iniciar seu treinamento e certifique-se que está tudo bem com seu coração e que você esteja apto a começar.

5- Alimente-se antes do treino. Uma porção pequena de carboidrato, por exemplo, pode oferecer a energia necessária para o treino. Importante também ingerir líquidos durante e após a sessão.

6- Treinar em esteira tem prós e contras. As grandes vantagens são: a intensidade pode ser melhor controlada; o impacto sobre as articulações é menor que a corrida na rua. Porém, na rua pode ser mais lúdico e interessante, embora tenha os riscos de queda, entorse, etc, além do risco do transito.

Que tal? Correr é tudo de bom. Tenha metas realistas e persista no longo prazo. A regularidade é a palavra mais importante para qualquer praticante da corrida. Nos vemos em alguma prova de rua por aí.