smo-services-india-jaipur-300x199

Recentemente falamos sobre a importância de manter bons hábitos de vida para prevenir câncer, o que é uma um conceito que expande um pouco a idéia de cuidados com o corpo para ter saúde do coração e vasos sanguíneos. Mas será que há ainda mais benefícios em ter um estilo de vida saudável?

Estudo recente, publicado na revista The Lancet, intitulado FINGER study avaliou quais os benefícios de muitos fatores de estilo de vida, como atividade física, dieta, além de treinamento mental, no declínio cognitivo em indivíduos idoso. Para isso, indivíduos entre 60 e 77 anos foram distribuídos em 2 grupos: o primeiro recebeu tratamento ativo e o segundo só acompanhamento periódico. O tratamento ativo consistiu de:

1- atividade física: exercícios de força (1 a 3 vezes por semana) e aeróbios (2 vezes por semana).

2- Orientação nutricional.

3- treinamento cognitivo: 10 a 15 minutos por sessão (3 vezes por semana).

4- manejo de fatores de risco metabólicos e vasculares: controle de obesidade visceral, peso, pressão arterial.

Os achados dão conta de que o grupo que recebeu essas intervenções teve um declínio cognitivo significativamente menor com o passar dos anos. Isso principalmente por melhora na capacidade de processamento e função executiva. O estudo usou especificamente um programa de computador para treinamento mental, mas vale qualquer atividade que o mantenha ativo, como exercício de memória, quebra cabeças, resolução de problemas, exercícios contra o relógio e aprender novas habilidades.

Além disso, os pesquisadores pontuam que parte do benefício pode ser atribuído também à interação social, uma vez que essas intervenções em grande parte foram realizadas em grupo. Então também fica mais uma dica, mantenha grupos de interação social, viva em comunidade!

Estima-se que um terço dos casos de Alzheimer possam ser atribuídos a baixa educação, inatividade física, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo e depressão. Ou seja, se a idéia de desenvolver esse problema assusta, já temos um caminho para diminuir seu risco. E ele é o mesmo que para envelhecer com saúde em vários outros aspectos. E de quebra você ainda ganha muito mais qualidade de vida. Que tal?