azeite

 

O Azeite de Oliva celebrizou-se como agente protetor das artérias, principalmente como parte da Dieta do Mediterrâneo.  Mas ainda hoje surgem controvérsias sobre seu real papel na prevenção cardiovascular, principalmente em comparação com outras fontes de gordura, como manteiga, margarina e outras gorduras dos derivados de leite.

Estudo publicado no Journal of American College of acompanhou uma população americana por 24 anos, avaliando consumo de azeite de oliva, em comparação com outras gorduras. Os indivíduos que consumiram maior quantidade de azeite tiveram menor risco de doença cardiovascular. A substituição de 5 gramas ao dia de margarina, manteiga, maionese ou outros derivados de leite (iogurte, queijo, etc) por Azeite reduziu em 5-7% o risco de obstrução nas artérias.

Além da recomendação do uso de Azeite, clássico da dieta do Mediterrâneo e grande aliado da saúde das artérias, esse estudo pode ter implicação em relação a fonte de gordura na dieta, pelo risco associado no longo prazo de uso de fontes de gorduras de origem animal, que tem ganho notoriedade recentemente em dietas “low carb”.