No dia 27 de julho de 2018 estarei no Congresso Paranaense de Cardiologia, falando do quanto o estresse, a ansiedade e a depressão podem afetar a saúde do seu coração. Mas o simples desejo de mudar muitas vezes não é o suficiente. É mais ou menos quando os médicos dizem para os pacientes: “Você precisa ser menos estressado…” E aí? O que fazer com os problemas, as preocupações, as metas no trabalho e tudo o mais que nos tira a paz? A vida como nós estruturamos nos dia de hoje nos convida a níveis cada vez maiores de estresse, e junto ele vem uma infinidade de problemas, como ansiedade, depressão, insônia, dores crônicas, doenças psico-somáticas de toda ordem e, no final das contas, redução de longevidade e de qualidade de vida.

O que nós precisamos muito são de ferramentas que nos ajudem a de fato sair de forma eficiente e sustentada desse ciclo vicioso de baixa qualidade de vida. Pesquisas diversas dão conta de uma redução importante no nível de estresse com a prática regular de técnicas de meditação. Cito em particular a Meditação Transcendental, que pratico há vários anos e que mudou o rumo da minha vida. Sabe-se que a meditação é capaz de reduzir sintomas de ansiedade, depressão, melhorar a auto-estima, auxiliar na perda de peso e no abandono do tabagismo. Melhora ainda a qualidade do sono e a disposição física. Outros estudos dizem ainda que ela é uma ferramenta poderosa de combate ao estresse pós-traumático, em veteranos de guerra, por exemplo. Além disso, cito seu papel no tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Dá para dedicar um livro inteiro para os benefícios da meditação. E eles já existem aos montes. Fica uma dica de leitura – Transcendência: Como alcançar a cura e a transformação por meio da Meditação, do dr Norman Rosenthal. Mas prefiro falar da minha experiência com a meditação, para finalizar esse post. Quando aprendi a meditar (existe curso pra isso – confira aqui como aprender), eu estava extremamente ansioso e acordava todas as manhãs cansado e desanimado. Quando passei a praticar essa técnica bastante simples (sim é muito simples e qualquer um pode aprender) 2 vezes ao dia, aquela sensação de que algo ruim ia acontecer foi progressivamente indo embora e ganhei uma disposição física que não tinha nem na infância. Vou deixar aqui abaixo um vídeo falando da minha experiência com a meditação. Que tal?