rak-debelog-crijeva

Têm sido cada vez mais comum casos de câncer de intestino, que chamamos de colorretal, no nosso meio. Além disso, temos visto casos em populações cada vez mais jovens, que tem alarmado as comunidades médicas. Esse aumento pode estar relacionado a um estilo de vida bastante inadequado. A obesidade está associada com aumento de vários tipos de câncer, inclusive o colorretal. Também contribuem para isso dietas com comidas excessivamente processadas, consumo excessivo de carne e de carne processada,  a falta de atividade física regular e o excesso de álcool.

Por outro lado, existem evidências fortes de que consumir grãos integrais, alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regular podem diminuir o risco de câncer colorretal. Tão importante quando esses hábitos, é manter a rotina de exames periódicos para detecção precoce das lesões de intestino que podem virar câncer, os ditos pólipos.

Recentemente, a Sociedade Americana de Câncer recomendou que esses exames de prevenção comecem a ser realizados a partir dos 45 anos de idade. Ela recomenda que, a partir dessa idade, os indivíduos façam uma colonoscopia a cada 10 anos ou uma colonoscopia virtual a cada 5 anos; um teste fecal de sangue oculto anualmente. A repetição destes exames pode variar caso seja necessário. Fica a dica. Prevenir é o melhor remédio, sempre.