corrida

Sempre temos falado por aqui sobre a importância da atividade física regular para ter saúde e prevenir doenças. Já falamos inclusive que as pessoas que se exercitam tem menor chance de desenvolver vários tipos de câncer. Mas será que indivíduos que tenham passado ou estejam enfrentando esse problema também podem se beneficiar deste hábito saudável?

A resposta é SIM! Estudo apresentado no congresso da American Association for Cancer Research respondeu exatamente essa pergunta. A prática de exercícios físicos antes e depois do tratamento esteve relacionada a um risco de morte 40% menor. Mas e indivíduos que eram sedentários até descobrir a doença? Pacientes previamente sedentários tiveram uma melhora na sobrevida de 25% em comparação com indivíduos que continuaram sedentários. Esses resultados valem para uma série de tipos diferentes de câncer e permanecem mesmo quando controlamos outros fatores como idade ou gravidade do tumor.

E qual a carga de exercício ideal neste caso? O estudo aponta que o ideal é exercitar-se 3 a 4 vezes por semana,  que teve a melhor performance de redução de risco. Os indivíduos que praticavam 5-7 dias ou 1-2 dias tiveram benefício menor, mas ainda melhor que os sedentários.

Gostou da notícia? Mais um bom motivo para se mexer. Que tal começar?