apneia

Apneia Obstrutiva do Sono é uma condição clínica onde ocorre uma parada na respiração durante a noite por obstrução total ou parcial das vias aéreas. Adultos com apneia são mais propensos a serem obesos. Seus sintomas mais comuns são roncopatia e pausas na respiração durante o sono, além de despertares frequentes. São comuns também sonolência diurna e diminuição de rendimento nas atividades profissionais. Vários problemas cardiovasculares podem acontecer na Apneia do Sono não tratada:

1- Hipertensão arterial.   Apneia leva a maior chance de ser hipertensão, além de necessitar de um maior número de medicações para controlá-la.

2- Problemas no ritmo cardíaco, como fibrilação atrial. Pacientes com apneia tem 4 vezes mais chance de desenvolve-la.

3- Maior risco de obstruções nas artérias coronárias. Indivíduos com Apneia tem 2 vezes mais chance de sofrer um ataque cardíaco. Tem maior risco de Acidente Vascular Encefálico também.

4- Se você tem Apneia, tem maior risco de desenvolver Insuficiência Cardíaca. Se tem Insuficiência cardíaca, sem duvida a Apneia piora sua condição clínica.

5- Obesidade leva à Apneia e indivíduos com Apneia não tratada tem maior dificuldade de emagrecer. Para o sucesso do emagrecimento é fundamental controlar a Apneia.

6- Apneia do sono também está relacionada a maior risco de Diabetes Mellitus.

7- Cito ainda os transtornos de humor e prejuízos causados pela sonolência diurna, como baixo desempenho profissional ou risco de acidentes de transito.

Como a Apneia pode ser tão nociva para o coração e artérias? Quando ocorre uma pausa na respiração, o nível de oxigenação no sangue cai. Isso por si só lesiona o coração e vasos sanguíneos. Além disso, ocorre uma liberação de adrenalina na circulação durante esses eventos, que aumenta o trabalho do coração e a pressão arterial. Esses episódios repetidos, que ocorrem muitas vezes centenas de vezes durante a noite, levam ao processo de doença descrito acima por sobrecarregar imensamente o sistema cardiovascular.

No próximo encontro, falaremos sobre diagnóstico e opções de tratamento dessa doença.