adocante x acucar

Essa pergunta paira no ar há vários anos e todos os dias alguém nos pergunta se é melhor usar açúcar ou adoçante artificial para adoçar os alimentos, principalmente bebidas, como o café  e refrigerantes. Muitos malefícios dos adoçantes já foram propagados, como o aumento de risco de câncer e de doenças neurológicas. Porém esses malefícios foram sempre descritos em pesquisas com animais, carecendo na maioria de comprovação em humanos.

Porém, um estudo em humanos, apresentado no EASD (European Association for the Study of Diabetes), demonstrou que o consumo habitual de adoçantes artificiais pode estar ligado a um risco aumentado de diabetes. Esse fato é bastante curioso, uma vez que essas substâncias têm sua maior indicação justamente em indivíduos diabéticos, para restrição no consumo de açúcar.

A forma como o uso de adoçantes pode estar relacionado a essa aumento, conforme demonstrado neste estudo, é o aumento na absorção de açúcar pelo intestino. Para isso foram selecionados indivíduos saudáveis, que foram submetidos a adoçantes em cápsulas. Após 2 semanas de seu uso, houve aumento significativo na absorção intestinal de glicose, com aumento em 24% no aumento da glicose no sangue após alimentação (glicemia pós-prandial) em comparação com os testes realizados antes do uso das cápsulas. Esse achado pode estar relacionado, em indivíduos que consomem adoçantes habitualmente, a um maior pico de glicose após alimentar-se.

Portanto, fica um alerta vermelho para o consumo de adoçantes artificiais. O que não significa, por exemplo, que o consumo de açúcar seja a solução. Ou seja, os refrigerantes não estão liberados! Talvez o melhor mesmo seja a restrição de ambos, açúcar e adoçante….