sugar

Existem muitas lacunas no conhecimento dos mecanismos relacionados à obesidade. As dúvidas em relação ao que seja uma alimentação saudável ainda perduram também. Mas tem uma fonte de energia que todos nós concordamos que seja extremamente nociva e relacionada a risco de obesidade e suas complicações: o carboidrato refinado! E, se os carboidratos refinados são muito ruins para a saúde, uma forma em particular deles é especialmente perversa, os ditos açúcares de adição. Açúcares de adição estão presentes em alimentos industrializados de sabor doce e, principalmente, em refrigerantes.

Estudo recente, publicado no Journal of American Medical Association demonstrou, em um grupo de 40 adolescentes, com idade média de 13 anos, que a restrição de açucares na dieta esteve relacionada a redução de esteatose hepática, que conhecemos com “gordura no fígado”. Além disso houve perda de peso de 2kg no grupo de jovens que teve restrição de açucar. E o tempo de acompanhamento foi bastante curto, de 8semanas.

Claro que é um estudo de curta duração e com uma restrição modesta do consumo total de carboidrados. Mas sem dúvida os resultados servem de alerta para que se reduza o consumo dessa fonte de energia, que é muito ruim para a saúde em qualquer faixa etária. Estudos com grupos maiores e seguimento por mais tempo sem dúvida são necessários. Fica por enquanto a dica de restringir refrigerantes, sucos adoçados, além de alimentos industrializados açucarados.