corrida

Hoje vou deixar uma sugestão de leitura para vocês. O livro A Guerra da Arte (sim não me enganei, não é o famoso A Arte da Guerra), de autoria de Steven Pressfield,  me trouxe palavras para explicar muitas ideias que tinha e não conseguia estruturar. Ele trata de como vencermos um inimigo muito íntimo nosso, o pior deles, a Resistência.

Começo citando um exemplo. Frequentemente atendo pessoas aqui no meu consultório que estão mais magras que numa consulta anterior. Elas normalmente estão mais alegres, mais bem arrumadas e com maior energia. Dizem, na maioria das vezes, que estão comendo melhor, não estão passando tanta fome e se sentem muito mais dispostas. Vejam, ganhos tremendos! Depois de algum tempo essa pessoa retorna, visivelmente com mais peso e desapontada. Ai pergunto: O que aconteceu com seu programa de dieta? Estava indo tão bem, estava tão animada, por que abandonou?

Normalmente a pessoa não sabe nem porque abandonou. Atribui a um estresse no trabalho ou algum acontecimento da vida pessoal. Mas o diagnóstico mais correto, quase invariavelmente, é auto-sabotagem, que Pressfield chama de Resistência. Ela é um lado do nosso inconsciente que não quer que prosperemos. Ela tem medo que isso aconteça, afinal pode ser perigoso sair da zona de Conforto. Como sempre costumo dizer, zona de conforto não é um local onde estamos bem, mas a calmaria dá uma falsa sensação de segurança!

O autor, neste livro, propõe um antídoto para a Resistência. Ele nos diz que devemos realizar nossas atividades como profissionais, não só em nossa ocupação de trabalho, mas tudo o que queremos desempenhar bem. É mais ou menos assim, nós tendemos a nos livrar da resistência em somente um aspecto da vida. Onde ganhamos o dinheiro de nosso sustento. Mas não conseguimos manter a mesma disciplina em outras áreas da vida. Precisamos transportar a disciplina do trabalho para outras áreas da vida.
Quando você acorda pela manha, não pergunta se quer ir trabalhar, sabe que é seu dever. Pois é, ser capaz de executar outras atividades com mesmo nível de compromisso é o desafio proposto. E, sempre haverá a Resistência para sabotar seus intentos. Aliás, quanto mais energia você conseguir colocar neste comportamento de profissional, mais a resistência encontrará meios para tentar tirá-lo deste processo.

A chave do sucesso, segundo Pressfield, está num comportamento Profissional em todo projeto que queremos executar, seja perder peso, fazer atividade física, gerenciar a vida financeira, ou qualquer outro que queira. E manter sempre a Resistência presa na jaula, porque essa fera livre é capaz de muitos estragos. Fica a sugestão de leitura. A Guerra da Arte.