aha mt

Em alguns posts anteriores já falei para vocês sobre os benefícios da Meditação Transcendental (MT). Trata-se de uma técnica de eliminação de estresse bastante simples e eficaz. Diminui muito a ansiedade e suas consequências físicas bastante nocivas tanto para nossa qualidade de vida quanto para saúde em geral. Há muito os cardiologistas como eu lutam contra o estresse e seus efeitos para o coração e sistema cardiovascular. Diante da explosão de ansiedade que temos vivido nesta geração onde urgência é a palavra de ordem, nunca estivemos diante de um desafio tão grande quanto o de combatê-la.

As pesquisas que demonstram os benefícios da MT para saúde fisica e emocional são inúmeras e se encontram disponíveis nos principais periódicos científicos e em ferramentas de busca como Medline. Mas, recentemente, a American Heart Association publicou um documento em que recomenda expressamente a prática de meditação como forma de promoção de saúde e combate aos fatores de risco cardiovasculares. Melhora a pressão arterial,o colesterol, o controle de glicose em diabéticos e diminui a formação de placas de aterosclerose.

Trata-se de uma prática bastante simples, como já disse, natural e sem esforço. É bastante prazerosa e seus benefícios são visíveis já nos primeiros dias. E o melhor, não tem contra-indicação nem efeito colateral. E, surpreendentemente, pode reduzir em até 48% o risco de um infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral. Que tal começar? Você ganha qualidade de vida e saúde.