IC

A doença cardiovascular e o câncer são os maiores problemas de saúde pública nos dias de hoje. O conceito de que bons hábitos de vida estão relacionados a melhora da saúde em geral e, em particular, no que diz respeito aos aspectos metabólicos e cardiovascular, não é novidade. Mas vem crescendo, à medida que as pesquisas avançam, a idéia de que hábitos saudáveis também ajudam a prevenir câncer.

Estudo recente acompanhou mais de 13mil indivíduos saudáveis por 13 anos em média e avaliou 7 parâmetros de saúde. Comparado a quem não tinha nenhum dos 7 fatores, ter um já reduziu o risco  de câncer em 20%; 3 fatores em 22%; já 5 a 7 dos fatores reduziu em 38% o risco de desenvolver a doença.

E quais são esses fatores? Vamos lá:

1- Seja ativo: pelo menos 30 minutos e exercício moderado por pelo menos 5 dias da semana.

2- Mantenha um peso saudável. Excesso de peso, principalmente no abdome (gordura visceral) aumenta o risco de hipertensão, de colesterol elevado e de diabetes.

3- Mantenha a glicose controlada. 

4- Mantenha seu colesterol controlado. 

5- Mantenha a pressão arterial controlada

6- Não fume!

7- Coma alimentos saudáveis! Sugestão: dieta rica em grãos integrais, proteínas, frutas e vegetais. Pobre em gorduras saturadas e trans, em sódio e açúcar.

Envelhecer com saúde é, em grande parte, uma construção e não simplesmente um desejo. Coloque essa lista de 7 itens nas suas metas pessoais.